05 dezembro 2015

Dica de Leitura- A Graça da Coisa - Martha Medeiros

Olá amigos leitores, como estão? Peço a licença de vocês pra me apresentar como colunista aqui do blog, onde fui presenteada pela maravilhosa oportunidade de resenhar sobre a nossa riquíssima literatura.
Falarei rapidamente um pouquinho sobre mim, e depois vamos ao que realmente interessa.
Sou Michelle, tenho 36 anos, leitora desde os 8 anos, professora, mãe, e o que mais a vida exigir que eu seja...rs. Tenho paixão pelos livros, a leitura é sem dúvida meu maior prazer, sou dependente de um bom livro. Por onde vou, carrego sempre um comigo. Meu gênero preferido são biografias, e depois que me adaptei aos e-books, tive mais fácil acesso à elas.
A leitura nos ensina muito, além de nos inserir em um mágico universo, ainda desenvolve nosso conhecimento e intelecto. Amo falar de livros, trocar ideias e ouvir diferentes impressões do mesmo.
Sendo o universo da leitura tão solitário, será um prazer ter a companhia de vocês aqui, onde tenho muito o que aprender. Espero poder contribuir com minha modesta bagagem literária.

A Graça da Coisa

Sinopse: Passar pela vida à toa é um desperdício imperdoável. Que o mundo está uma doidice sem tamanho não é preciso dizer. Que estamos cada vez trabalhando mais, ficando mais tempo no celular e no trânsito, nem se fala. Então como sobreviver, ou melhor, como viver em meio a este caos que transforma a nossa vida?



Então hoje inicio falando desta maravilhosa autora que me encanta. Eu falo de Martha Medeiros.
Em A Graça da Coisa, Martha envolve, encanta e sutilmente se faz entender. De forma super bem humorada, aborda situações cotidianas da vida para entendermos certos “dilemas”. Ela nos leva a perceber o mundo real, e não esse mundo superficial representado por tudo o que vemos hoje. Novelas, filmes e muitas outras coisas, nos passam uma ideia fantasiosa da vida, o que nos leva á frustração por nos acharmos fora do padrão. Ela mostra como situações comuns em nossa vida, envolvida na loucura da correria atual, cabeça cheia de trabalhos, casa, filhos, estudos, projetos, podem naufragar se não nos organizarmos e soubermos dar o devido valor ao que realmente interessa, às coisas simples que alimentam a alma e trazem felicidade.
Me peguei refletindo sobre o porque complicamos tanto a vida e que os acontecimentos são o que enxergamos nele e do tamanho proporcional a importância que damos a ele.
Ela consegue mostrar com muito bom humor (rolei de rir algumas vezes) como cada acontecimento pode ter mais de uma maneira de ser encarado. Cita como traumas de infância (que muitos de nós carregamos) nos “moldam” e até nos atrapalham na caminhada. Ta certo que, cada um carrega suas dores dentro de si, e isso acaba nos transformando com o passar do tempo e fazendo de nós quem somos, mas também podemos transformar aquilo que um dia foi ruim em aprendizado, e não deixar que isso nos atrapalhe.
Também faz uma leitura da sociedade atual que exalta o sucesso colocando-o como único caminho, ou “você faz sucesso ou não será ninguém”. Mas o que é sucesso? Sucesso tem diferentes significados. E o que é sucesso pra mim pode não ser pra você, correto?
Me despertou para uma reflexão dos problemas atuais quando a autora diz que “vivemos em um tempo de amnésia obrigatória “, sim, só isso pra explicar tanta neurose e infelicidade que vemos atualmente.
Esquecer seria uma estratégia de sobrevivência? Frases filosóficas como esta nos leva a refletir sobre nossas vidas, e toda reflexão leva ao autoconhecimento e a melhora.
Título: A Graça da Coisa
Autora: Martha Medeiros
Gênero: Crônicas
Editora: L&PM
Páginas: 216
Ano: 2013

A gente procura esquecer para poder ir adiante, mas que espécie de caminho trilhamos quando não enfrentamos a verdade? Esquecemos principalmente de quem somos, dos nossos ideais, das nossas vontades, dos nossos sonhos, tudo em prol de uma adaptação ao meio, de uma preguiça em desfazer o combinado  e buscar uma vida alternativa, de uma covardia que gruda na alma e congela os movimentos. Esquecer de nós mesmos é assinar um contrato com a resignação. Mas que bom que a amnésia aqui citada, é opção, não é obrigatória.”

Te convido a esta leitura maravilhosa, que está mais pra bate-papo e um bom café com uma velha amiga.
Termino com esta frase do livro que com certeza te conduzirá a um maravilhoso caminho reflexivo: “Parece até que precisamos seguir um padrão de vida, e seguir um padrão é fugir de quem você é, pois igual a você, só você mesmo.”
 
Ficou curioso? Então Boa leitura!!!

Beijocas  ;-)

"Longa vida aos que conseguem se desapegar do ego e ver A Graça da Coisa". (Martha Medeiros)

                    
Sobre a autora: Martha Medeiros nasceu em Porto Alegre em 20 de agosto de 1961 e é formada em Comunicação social. Como poeta publicou : Strip Tease, Meia-Noite Um Quarto, Persona Non Grata, De cara Lavada, Poesia Reunida, Cartas Extraviadas, entre outros...Em maio de 1995 lançou seu primeiro livro de crônicas, Geração Bivolt, onde reuniu artigos publicados em Zero Hora e textos inéditos. Seu segundo livro de crônicas, Topless, ganhou o prêmio Açorianos de Literatura. Também é autora de Trem-Bala, Doidas e santas, Feliz Por Nada, entre outros.


              Michelle Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...